quarta-feira, 30 de julho de 2014

Psicopedagogia Clínica: um pouco de história

  Que as abelhas trabalham arduamente para produzir o mel de cada dia, todos sabemos. É claro que existe toda uma ordem de comando no seio de cada colméia. Mesmo com as abelhas existem as dificuldades de aprendizagem de seu labor. Às vezes trava, e o belo é que as mesmas se agregam num grande grupo para resolver seus obstáculos. Assim acontece com nós adultos, as vezes nos perdemos no meio do caminho, e sem a devida ajuda não encontramos a porta que nos levará ao caminho das conquistas para nossa vida. A Psicopedagogia teve seu início na Europa em 1946, por J. Boutonier e George Manco, com direção médica e pedagógica. Estes centros uniam conhecimentos da área da Psicologia, Psicanálise e Pedagogia, onde tentavam adaptar crianças com comportamentos socialmente inadequados na escola ou no lar e atender crianças com dificuldades de aprendizagem. Esta corrente européia influenciou significativamente a Argentina. Conforme Alicia Fernandez (apud BOSSA, 2000, p.41) a Psicopedagogia surgiu na Argentina há mais de 30 anos e foi em Buenos Aires, sua capital, a oferecer o primeiro curso de Psicopedagogia na América do Sul.
  A Psicopedagogia chega ao Brasil na década de 70, cujas dificuldades de aprendizagem nesta época eram associadas a uma disfunção neurológica, servindo muitas vezes para camuflar problemas sóciopedagógicos. Recebemos no Brasil muita influência de Teóricos Psicopedagógicos Argentinons, tendo Jorge Visca como um dos maiores contribuintes da difusão Psicopedagogica no Brasil. Foi o criador da Epistemologia Convergente, linha utilizada por nós que trás a integração de 3 linhas da Psicologia, Escola de Genebra – Psicogenética de Picget-Jean Piaget, Escola Psiconálitica de Sigmund Freud; e a linha de Psicologia Social de Enrique Pichan Riviére.
     Existem em nosso país há mais de 15 anos a Associação Brasileira de Psicopedagogia (Abpp) que dá norte a esta profissão. Ela é responsável por cadastros de profissionais, eventos e publicações de termos de Psicopedagogia. Hoje Carangola-MG, na estrutura da Escola Officina do Saber, cria seu Centro de Psicopedagogia para conduzir seus alunos no tocante as dificuldades de aprendizagem. Dificuldades estas que tanto vem interferindo de forma negativa no curso da aprendizagem de nossos alunos. Mas com visão e trabalho, com certeza mudaremos para melhor a vida de muitos alunos, ser aprendentes e não o contrario.

Pp. Glaciene Januário Hottis Lyra
Abpp – Brasil
12651

Nenhum comentário:

Postar um comentário